quarta-feira, 9 de abril de 2008

Zon post nº2!

O post da Zon onde critico a nova imagem. Esperem... vou reformular! O post da NOZ onde critico a nova imagem da Zon tem tido alguma controvérsia. Como já está esquecido no arquivo e continua a ter comentários (muito por culpa do blog do Director Criativo, obrigado!) vou ter de fazer uma resposta (é mais um ensinamento...) através de post ao seguinte comentário:
"brajal disse...
Bem mas aqui é só pessoal com visão o resto são todos tapados em agencias pouco conceituadas que fazem bonecos; lógóóótipos.. e nem repararam na possibilidade da leitura NOZ caso a marca seja mal aplicada ou que o cérebro pode ler invertido. Antes de fazer qualquer coisa vou fazer um post aqui para me darem a opinião , não vá a marca ir para a rua sem a vossa cabal benção... opinem mas com conhecimento e sobretudo se tiverem acesso ao Manual da Marca seria melhor. ... Já ouviram falar nisto publicitários e pessoal do marketing?? Normalmente este não serve para nada a ver pela nova campanha ZON..."

Caro brajal gostava apenas de fazer duas observações:
1- o bom senso não precisa de manual de normas;
2- Alguém precisou, por exemplo, ver o manual de normas da Mercedes para saber que o logótipo era bom?

É simples: funciona ou não... Não há desculpas!

5 comentários:

anaaaatchim! disse...

Eu quando olho para o logotipo, já só consigo ver "Noz" por causa do seu post original :)
Confesso que graficamente o acho demasiado efémero... (a intenção pode ser mesmo essa, estar em constante renovação - e estar sempre a gastar rios de dinheiro em novas imagens ;))

Heritercio, Polikarpo disse...

sem conceito somos pedreiros...
com um destes somos foleiros !

ai se comunicar fosse rimar,
por onde poderia eu já andar !

Anónimo disse...

Antes de mais obrigado pela atenção ao meu post anterior, mas o sucesso uma marca não se irá medir pela qualidade do seu logo infelizmente talvez... senão o ikea não existia.

Realmente o Manual da Marca (não Normas) não diz se o logo é bom ou não mas pode revelar algumas coisas no capitulo técnico... mas mais importante que tudo, nele que deverão constar os princípios e ideias da marca, e de certeza que a Mercedes tb o têm senão não seria o exemplo que está aqui a dar (qto os símbolos de carros são um exemplo estranho pq sofrem dezenas de restyles não é mto equiparávela vários niveis). É a mercedes que tem um bom simbolo ou será antes uma marca de enorme notoriedade ?

Quando falo em Manual da Marca não falo do pdf com o logo sobre fundos (capitulo da normas) mas sim algo que contêm isso e muito mais, e que por cá ainda se respeita mto pouco ou nem sabem o que é, isto a começar pelos seus representantes.

No caso do logo da Zon não estou aqui a defende-la a todo custo não adoro, pode ter defeitos, e têm de certeza. Uma lacuna é essa possibilidade da leitura Noz posição na vertical principalmente, mas foi em detrimento de uma faceta muito mais interessante o rodar na vertical, mas rodar como deve ser não como aqui foi postado anteriormente. Uma coisa é certa, quando só queremos ver uma coisa só vemos essa de facto. NOZ por cá veremos se isso é de facto importante.

Arlindo disse...

Brajal,
Saúdo o seu desportivismo. Quando debatemos os assuntos... é bonito.
Compreendo o seu ponto de vista e levanta boas questões:

Notoriedade vs Bom logotipo

Aqui no blog, pelos comentários, NOZ vai ter mais notoriedade... de certeza!

Heritercio, Polikarpo disse...

só mais uma coisa ...

http://www.kw.zain.com

será parte da estratégia de globalização/internacionalização ...

Brajal,
Não me leves a mal,
Mas com estas tangas
só denigres o nosso Portugal