sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Neve 2.

É o terceiro dia de neve. Já falta pouco para acabar mas estou todo inchado.
O professor disse-me: "Você nasceu para isto.". Já consigo andar 20m sem cair. Parece pouco mas na verdade sinto-me um campeão, tudo devido ao esforço e trabalho!

Tal como no dia-a-dia, segui o exemplo de uma mestre:

"O segredo de seguir em frente é começar a trabalhar."
Agatha Christie

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Sky

Isto na "Sierra" é maravilhoso. Estou um pouco dorido - é verdade - mas está a ser compensador.
Pensei no snowboard mas quando me disseram: "O sky é mais difícil." disse logo: "É isto!". A tenacidade sempre foi o meu forte. Cair e levantar, cair e levantar, cair e levantar.

Vou tirar muitos ensinamentos desta viagem!
Já estou a escrever um conto e já tem título: "Neve persistente!"

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Neve.

Humm... a neve!
O vento frio na cara, a descontracção das montanhas, o requinte dos bons hotéis e a adrenalina da descida. Isto sim são férias e estou mesmo a precisar delas. Depois de Natal lá vou eu para a Serra Nevada com os amigos.

Para além da neve, como trabalhamos todos em marketing, vai ser interessante trocar ideias acompanhadas de tapas.

É a minha primeira vez mas não sei porquê sinto saudades da neve! Vou gostar com certeza.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Compras de Natal.

Ainda não fiz as minhas. Ainda tenho tempo, estou ainda na fase de análise. Analiso o comportamento e dou o que mais se ajusta. É como na empresa:

Racionalidade----Análise----Implementação----Acção = Sucesso

Para já esta é a minha lista:

Filha: tem 16 anos, gosta de música e começou a sair à noite. Como pai quero incutir-lhe o gosto pela boa música. Não forçar mas educar o ouvido. Vou dar-lhe o novo dos Il Divo. Para além disso ficamos logo com música para acompanhar o almoço de 25 de Dezembro.

Mulher: está dificil. É sempre um drama.

Durante o dia de hoje vou continuar a análise.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Concurso de ideias II

Eu bem disse que a minha ideia era boa. Foi a escolhida.
Isto não quer dizer que as da equipa também não fossem. Eram sim sr! Contudo eram demasiado tecnológicas (chegaram a sugerir que fizessemos um video onde a equipa cantava e eu era o maestro!). A tecnologia pode ser divertida mas é muito fria e não se coaduna com o Natal, apesar da ideia do video ainda não estar excluída. Queria algo mais quente, humano e inspirador. Eis a minha ideia:

Um embrulho com um postal da Unicef e uma t-shirt da empresa que diz: "Vestimos a camisola por uma causa!".

Estava inspirado?!

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Concurso de ideias

Gosto da democracia!
A prova é que este fim-de-semana, quando pensava na prenda para o Jantar de Natal/Fim de ano, pensei: "Porque não dar a oportunidade à equipa de se envolver neste processo?". Hoje de manhã comuniquei o "Concurso de ideias" e amanhã de manhã quero-as, em envelope fechado e não identificado, em cima da minha mesa.

A minha já está. Foi pensada durante o fim-de-semana e o dia de ontem. Delineei já todo o projecto caso não goste das ideias da equipa. Cá para nós, a minha, é muito boa.

Mas o que importa é dar oportunidade a quem está cá em baixo... ser ouvido, sentir-se especial. É algo que atrai e, sobretudo, é justo.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

O Natal: equipa... em família!

É uma época bonita o Natal. Para quem, como eu, acredita em Jesus e gosta de estar em família, é o ideal.
Tento sempre transpotar estes valores para a empresa. É altura de passar de um cenário de equipa para o relacionamento familiar. Aqui somos uma família: solidários, amigos, fraternos. Quem não tem este espírito está out.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Agência: modéstia faz falta!

Hoje estou chateado.
Estas reuniões com a agência têm-me tirado do sério. Não são capazes de aceitar uma ideia. Só eles é que sabem, só eles é que sabem. E os preços? Hoje foram capazes de me cobrar 120€ por uma arte-final, só porque alterei a imagem e o slogan... Deviam-me era pagar por ter corrigido aquele erro.... Desculpem o desabafo!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Account tão Account!!

Partilho com vocês uma das histórias hilariantes que tive enquanto trabalhei na agência.
Um dos colegas que trabalhava no departamento do lado, um account (sim adivinharam, eu era criativo! talvez ainda seja!), era tão agressivo nas vendas e na defesa dos interesses da agência que pensava em dinheiro 24/7, ou seja, era um account mesmo mesmo account. Uma vez ao referir-se a um cliente, que era muito tímido, em vez de dizer que era low profile disse antes que o cliente era... low budget! looool o que eu me ri....

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Razão e emoção II

Um pequeno esclarecimento sobre o post anterior pois muitos amigos, colegas, parceiros e clientes (isto dos blogs funciona mesmo!!) contactaram-me dizendo que teoricamente a ideia era boa mas na prática é muito dificil. Não podia estar mais em desacordo. Eu acredito, e tenho provas, que a emoção é o caminho. As marcas não podem ser frias, têm de estar de mãos dadas com os seus clientes. Isto é relacionamento! No final são resultados!

Fica um exemplo de como exijo que as coisas sejam tratadas na preparação de uma campanha:
- No início não há target... há pessoas!
- No meio não há leads... há pessoas!
- No fim não há ROI... há pessoas!

Isto é um princípio muito forte e apesar de ser um pormenor dos "bastidores", acreditem que as pessoas dão conta deste tratamento especial... Afinal quem se emociona são as pessoas!

Nota: para que não fiquem dúvidas coloquei a negrito o essencial desta mensagem... as pessoas!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Razão e emoção!

"O consumidor não sabe o que quer, as marcas têm de lhe mostrar o caminho."
Não se deixem enganar por estas frases feitas dos "marketeiros". A emoção é sempre a chave de entrada. Temos de emocionar. Comecemos no nosso local de trabalho, emocionemos o nosso colega do lado, daí até emocionar os nossos clientes é um pequeno passo. É assim que se constrói uma marca, uma cultura.

Afinal quem se emociona são as pessoas!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

A voz do povo... a consciência da marca!

Numa entrevista de rua pergunta o jornalista à Sra. com alguma idade:
- Já deu conta da subida do preço do leite?
Na sinceridade e sabedoria de consumidora responde,
- Não, não compro leite dá-me volta aos intestinos. Não é?!
Marido acena com a cabeça:
- É verdade.

São este tipo de atitudes que me fazem ouvir sempre o cliente. Mas dizem vocês: "Esta opinião não é ridicula, quase sketch?".
Não! É preciso ser perspicaz, um profissional de marketing atento faria um shift e, em vez de dizer:
- "Leite faz bem aos ossos!"
ou um pouco mais disruptivo:
- "Osteoporose cuidado vem aí o Leite!"

Criava-se um novo produto e uma nova necessidade:
"Leite, porque faz bem aos intestinos!"

Estejam sempre atentos. No virar da esquina está a oportunidade!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Publicidade que emociona

Depois do erro Allgarve, a região de Turismo do Algarve decidiu emendar a mão. Fê-lo bem, de forma exemplar. O novo anúncio de fim-de-ano tem tudo o que devia ter: é para toda a família, tem muito humor, tem cor e festa. Assumir e emendar os erros é muitas vezes uma oportunidade. Muitos Parabéns!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Briefing

O briefing é uma peça de extrema importância. É por isso que na minha empresa, pela experiência que fui adquirindo, é onde todos perdemos mais tempo numa campanha. Começamos por um brainstorming, um verdadeiro turbilhão... é o que gosto mais no meu trabalho.
Quando terminamos temos a campanha feita. A agência nem precisa de se preocupar... tem tudo feito só falta maquetizar as nossas ideias. Já houve tempo em que ia à agência e ficava ali, ao lado do criativo, até ter o resultado pretendido. Não podia falhar nada. Agora, talvez pela idade, estou a amolecer e já não faço isso mas a aprovação continua a não ser fácil.
Não deixem para os outros o que só vocês sabem. É que do meu negócio percebo eu!

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O meu lema!

Por onde passamos deixamos sempre a nossa marca. A minha marca quero que seja... "marcante"!
Não é fácil acordar todos os dias e ir trabalhar se não houver motivação. Um líder tem de ser um motivador. Nestes anos consegui escrever o meu próprio lema, que imprimo e entrego a todos os novos colaboradores no primeiro dia (comunicar não é só para fora!!!):


“Mais que viver, o que interessa é conviver.”

No local de trabalho antes de tudo tem de ter convívio, dinamismo... tem de haver motivação. E eu, modéstia à parte, sei como dar moral às tropas!