sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Less is More?

Ao longo da minha carreira tenho-me deparado sempre com o mesmo dilema: layouts despidos.
É uma tendência dizem-me. Eu acho acético. Não é a minha especialidade, é verdade, mas tenho olhos na cara.

Numa de humildade decidi perguntar ao designer que faz as coisas para a empresa: Porquê?
Resposta: "Less is more!".
Calei-me. Mas o que quereria dizer aquilo?!

É a presunção própria da classe. Mandam uns chavões para o ar e pensam que "nós" não compreendemos. Pois bem, eu se tenho uma promoção quero-a visível!
É uma vantagem. Tenho de esconde-la no folheto? Porque hei-de ter vergonha de mostrá-la ao meu cliente?

O problema é que se disser isto a um designer, ou director de arte, parece que estou a dizer a um médico: "Mate o paciente!".
Eles ainda não compreenderam que passam o dia a fazer "bonecos"? Não vão salvar o mundo com o novo layout!

Para a próxima, quando me disserem: "Less is more", abano a cabeça, franzo o sobrolho e vou retorquir "More or less...".

21 comentários:

Anónimo disse...

É, e "o bom é inimigo do óptimo". Pior do que chavões, é serem frases-feitas.

São vacas sagradas os criativos, tenho cá alguns também. O melhor é quando eles defendem o trabalho deles dizendo "você não percebe nada disto". Isso sei eu. Grande argumento...

Arlindo disse...

Anibal,
Lá está. É o que digo, a presunção da classe é comovente!

Mário Batista disse...

Não podia estar mais de acordo com ambos! Que raça! A presunção de que são eles que me pagam o ordenado, faz-me agonizar e definhar...para depois me libertar numa gargalhada imensa!
Abraço.
M

Anónimo disse...

Criativos. De facto ninguém os percebe! Secalhar porque cada um é para o que nasce. Se nós não percebemos nada de gestão, não nos intrometemos. Agora digam-me: quem é aqui o presunçoso??

Na verdade, ninguém consegue viver sem eles, senão eles não existiam nas empresas. Se existem (e habitualmente são a maior perecentagem de recursos humanos) é porque são efectivamente uns "presunçosos" necessários.

Gostava de ver campanhas e layouts feitos pelos accounts ou pelo director geral. Poderiam ser eficazes mas faltaria sempre o lado inspiracional e artistico da coisa.

Viva os criativos!! Que de facto, vos dão o pão para a boca.

Anónimo disse...

Andreia,
Fazer layouts não tem nada a ver com inspiração nem arte. Ouvi dizer que se estuda para os saber fazer...

Anónimo disse...

Enganas-te! Para além de teres de estudar para saber fazê-los, tens também de ter algum talento e inspiração para os fazeres bem. Por isso é que há bons e maus designers, bons e maus criativos e, é também por isso que há designers empregados e desempregados.

Anónimo disse...

Andreia: o principal é os criativos pura e simplesmente terem, regra geral, uma postura arrogante. A arte também é saber ouvir uma crítica, coisa que raramente "encaixam" com "fair-play".

Deixo um breve comentário para que possa refletir um pouco: a ponte de Entre-os-Rios foi feita por engenheiros e caíu...

Anónimo disse...

10% inspiração 90% transpiração!

Arlindo disse...

sempre pertinente anibal...

Anónimo disse...

Desculpe Aníbal, mas deixe-me dizer-lhe, eu e a minha cara de pau, que provavelmente anda a trabalhar com as pessoas erradas. Porque existem de facto pessoas que sabem ser humildes ao ponto de saberem ouvir e aceitar uma opinião - eu sou uma delas.

E como eu disse, há bons e maus profissionais.

Rodrigo, nem tanto ao mar nem tanto à terra. É claro que nada se faz sem trabalho. Mas quando se é realmente bom naquilo que se faz, as coisas fluem rapidamente.

Mas quem sou eu senão uma "presunçosa" e "arrogante" designer....? :)

Arlindo disse...

Ah é designer andreia?!
Está explicado!

Anónimo disse...

E o burro sou eu?
lolol

Anónimo disse...

Logo vi, e digo isto sem qualquer preconceito. Mas fique certa de uma coisa: trabalho com gente muito boa (não no sentido de serem santos) e competente. Agora, já tenho uns aninhos disto (cerca de trinta) e já vi muita coisa. Sei do que falo, caso contrário não comentava neste blog.

E nunca coloquei em causa a sua idoneidade profissional. Nem a conheço mulher!

O que me parece é que o corporativismo bacoco desta classe não traz vantagens nenhumas. Só "vos" afoga.

Anónimo disse...

Sou uma miúda ao seu lado, quase um bebé com dois anos e meio disto. Mas também sei do que falo.

Agradeço a minha sorte de não ter tido colegas presunçosos e arrogantes, mas pelo contrário, pessoas que se sabem pôr no seu lugar e que sabem aprender com aqueles que têm algo para os ensinar.

Anónimo disse...

MAS TU TENS ALGUMA FORMAÇÃO PARA ESTARES A OPINAR DESSA FORMA IMBECIL???VAI LER UNS LIVROS!!SE QUERES VENDER PRODUTO VAI TRABALHAR PRÓ CONTINENTE!!!!!!

Tânia Cadima disse...

Tenho a solução para si Arlindo!!
Veja isto:
http://www.youtube.com/watch?v=U6Ap6Ck0aKI

Anónimo disse...

Então porque é que contrata criativos para fazer o trabalho?Se quer simplesmente dar destaque à promoção ou ao logo então basta ir a uma gráfica e faz você próprio o anúncio, não precisa contratar uma agencia ou um designer para fazer o trabalho. Está a contratar especialistas que passam o dia a ter ideias para anúncios e que sabem o que estão a fazer, é por isso que paga o fee criativo. Quando a ideia ("o boneco") é suficientemente forte, não precisa de esparramar lá em grande o logo e a promoção.

Anónimo disse...

Bem, quando entramos no campo das ofensas, prefiro retirar-me.

Andreia: obrigado pela sua educação e sensatez (apesar de discordar um pouco de si).

Para o último anónimo (e igualmente educado): eu não quero a extinção da classe "criativa", nem nunca o sugeri. E penso que não é isso que o Arlindo sugere também.

Arlindo disse...

É óbvio que não!
Mas que fica a prova de que precisa saber ouvir melhor as criticas ai isso fica.

Anónimo disse...

Less is more! The most part of the time:

http://uk.youtube.com/watch?v=mnNV0cDsDVA

Anónimo disse...

CONCORDO...
90% de de transpiração... 10% de transpiração.
A criatividade também obedece a regras de disciplina do trabalho!
Perguntem ao nosso Nobel da literatura...
Ele diz " se virem a luz do meu escritório ligada a altas horas da madrugada... não pensem que o escritor está a criar, porque o mais certo é ter esquecido a luz acesa quando se foi deitar"! (brilhante... hã??!!).