quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Mudanças de logotipo!

A Tv Cabo mudou o logotipo. É isto:













Achei muito interessante. O neon, a modernidade. É que olhamos para isto e vemos logo uma empresa de telecomunicações. Depois veio o intelectual e estragou tudo:
"ZON é uma palavra simples, de leitura fácil e internacional e versátil na sua composição gráfica, porque quando está na vertical tem a mesma leitura da forma horizontal "
Aníbal Pires, da Mybrand*


Versátil na sua composição e que que se lê da mesma forma na vertical e horizontal... Isto é alguma regra?
Se é, está mal. É que já dei voltas e para mim lê-se Noz, aquelas dos esquilos ou o fruto que normalmente é sinónimo de: "Cérebro pequeno". Vejam lá:














Isto é um caso típico de um criativo a tentar tornar o seu trabalho mais importante do que é. É um logotipo (um boneco!) mais nada, não é preciso explicá-lo como se faz com o X canto dos Lusíadas.
Ou é ou não é!

*Fui-me informar e a Mybrand é uma agência que faz logotipos.

13 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem visto, caro Arlindo. Está feio o boneco, ainda por cima, mas como até se lê na vertical, tudo bem.

É preciso explicá-lo porque sabem que é uma treta! Uma treta!

Arlindo disse...

É nisto que se gasta o dinheiro...

Anónimo disse...

Caro Arlindo, antes de mais gostaria de congratulá-lo pelo estupendo blog que aqui tem. Pretinente, acutilante e, a cima de tudo, uma fonte de cultura de marketing como não se encontra nas melhores prateleiras de livraria.

Sou uma velha raposa. Há mais de 50 anos que lido com marcas. E deixe-me dizer-lhe o seguinte: quando comecei os criativos eram de facto artistas. Hoje a cultura do descartável chegou às agências (será que ainda as devemos chamar de agências??).

Hoje são crianças de vinte e poucos anos a trabalhar grandes marcas. O resultado são estas modernices despropositadas, inusitadas, descabidas, diria mesmo... infantis.

ZON ou NOZ? NEON ou ZEOZ? Tanto faz. O que fica é mais uma vez uma total ausência de brilhantismo.

Tenho pena que o nosso Marketing não tenha mais homens como o Arlindo.

Forte abraço,

Lopes Silveira.

Arlindo disse...

Caro Lopes Silveira,
Bela questão:
"Será que ainda as devemos chamar de agências?"

Vou ter de reflectir, fazer um introspecção pois não se me vislumbra uma resposta imediata!

Talvez mereça um post e não um mero comentário.

Vou reflectir.

Muito obrigado pelos elogios. Acrescento apenas, ou melhor reformulo, o marketing não precisa de homens como eu mas sim como NOZ!

Arlindo disse...

Telefonaram-me dizendo que não acreditavam que alguém tivesse proferido estas palavras. Pois bem eis a minha fonte:

http://www.meiosepublicidade.pt/2008/01/30/lancamento-da-zon-multimedia-nao-tera-campanha-multimeios/

Mais: ainda acrescentam que fizeram tudo isto em 2 meses e agora passo a citar: "É cerca de metade do tempo do que geralmente é necessário para desenvolver este tipo de trabalho(...)". É caso para dizer: QUE BELA VIDA!

Anónimo disse...

Agência
substantivo feminino
1.função ou escritório de agente;
2.empresa especializada na prestação de serviços;
3.sucursal de banco, firma, repartição pública, etc.;
4.capacidade de agir; actividade; diligência;
5.administração;

agência de viagens empresa que organiza excursões e programas turísticos e presta serviços relacionados (guias, alojamento, transporte);
(Do it. agenzia, «id.», ou do fr. agence, «id.»)

Caro Arlindo, como pode ver acima, na temática "agência" até o dicionário está um pouco confuso.

Aqui entre nós, a definição mais próxima é mesmo a de agência de viagens - convenhamos que os criativos da nossa praça passam mais tempo em excursões à neve do que a pensar estrategicamente nas marcas que lhes pagam essas viagens.

Gostoria de o ver versar sobre isto.

Mais uma vez um forte e cordial abraço.

Lopes Silveira

Arlindo disse...

Remeto-o para posts antigos onde abordo o tema da neve. Inclusive acho que há o lobby da neve! É lá que tudo se passa.

Auto-citação:
"(...)adrenalina ao máximo e depois, entre unas copas e bocadillos, lá se fazem os negócios. Estive lá, vi com os meus olhos...(...)"
in Querido Arlindo, por arlindo

Quanto à questão da agência prometo resposta breve... ainda não terminei a reflexão.

Mais uma vez obrigado pela pertinência... deixou-me a pensar!

Anónimo disse...

ERRATA

Onde se lê "Gostoria" leia-se "Gostaria"

Desde já o meu pedido de desculpas.

Anónimo disse...

Sei que, para o efeito do post, tanto faz fez, como fez faz, mas esta coisa da ZON não é a PT Multimédia? É que, embora a TV Cabo seja gerida pela ZON, são entidades distintas e a TV Cabo mantém a denominação original. Agora por falar em justificar logos (parecem aqueles tipos que, no final, têm de explicar as anedotas), se querem mesmo rir, recuem uns anos e leiam a explicação dos 'criativos' do logotipo do BPI...

Arlindo disse...

as dru bal não quer partilhar essa informação preciosa? Como digo a internet é isto, partilha de conhecimento!

liliana_lourenço disse...

..Pois.. eheh!.. eu também logo à primeira li NOZ, mesmo sem antes ter lido o post.

É assim.. não quero dizer que o produto final (com a leitura na horizontal) esteja mal conseguído. Eu pessoalmente não me arriscaria a dizer que faria melhor, até porque é sempre fácil dizer que se fazia melhor depois de apresentadas as propostas, mas o objecto em causa poderia ter outro valor se não lhe tivessem atribuído a dita justificação, que desconhecia totalmente.
É que depois de a lermos, o produto já não parece tão bom quanto antes..

**

Anónimo disse...

A meu ver, acho que o logotipo não se identifica com a PT, mas daí a dizer tão mal desta imagem acho que não se justifica. Se esta imagem fosse feita por uma agência conceituada, já se falava numa boa expressão, e uma óptima contextualização da marca.
Não estou a dizer bem da empresa que fez o logotipo, mas sempre me fez impressão desprezarem o trabalho feito por profissionais nesta área.
Se cada um de vós pode fazer melhor, que faça.
Bem haja!

Anónimo disse...

Bem mas aqui é só pessoal com visão o resto são todos tapados em agencias pouco conceituadas que fazem bonecos; lógóóótipos.. e nem repararam na possibilidade da leitura NOZ caso a marca seja mal aplicada ou que o cérebro pode ler invertido. Antes de fazer qualquer coisa vou fazer um post aqui para me darem a opinião , não vá a marca ir para a rua sem a vossa cabal benção... opinem mas com conhecimento e sobretudo se tiverem acesso ao Manual da Marca seria melhor. ... Já ouviram falar nisto publicitários e pessoal do marketing?? Normalmente este não serve para nada a ver pela nova campanha ZON...